sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Orixas


OXUM

Oxum é a mãe da agua doce, orixá feminino que atua sobre o baixo ventre do corpo humano , miticamente , está associada á figura de uma mulher coquete e sensual , ( porém mais moderada que iansã). Aprecidadora dos prazeres e de tudo que é belo e caro.
É também , a senhora do ouro , seu estereótipo , é o das mulheres que querem subir na vida e , ao mesmo tempo , serem felizes em suas conquistas. Para elas , o conforto , o bom gosto e um toque aristocrático em tudo são essenciais. Suas qualidades são comparadas aos rios calmos ( seu elemento) , doces e tranquilos na superfície , desconhecidos e potencialmente cheios de armadilhas no fundo.

Diplomáticos e cuidadosos seus filhos medem bem o que falam e evitam os atritos frontais sempre tratando de seus interesses com cuidado e sutileza. Assim , como ela , seus filhos são amorosos , românticos e muito apegados a familia e ao lar , como detestam brigas , fazem de tudo para viver na mais perfeita harmonia. Oxum também pode ser invocada para todos os assunto relacionados a maternidade. Muitos sentimentais seus filhos se emocionam facilmente e por qualquer motivo.
ORA IÊ IÊ O!!!

Nenhum comentário: